Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Matemáticos ajudaram a ganhar II Guerra Mundial

A Matemática é atualmente utilizada em todos os domínios científicos e tecnológicos. Sua importância se ampliou nas últimas décadas devido à crescente necessidade de recurso para o desenvolvimento de tecnologia, na área de ciências da computação os matemáticos e lógicos continuam a dar importantes contribuições à teoria da ciência da computação. A próxima geração de softwares requer os métodos matemáticos mais recentes daquela que é chamada teoria das categorias, uma teoria de estruturas matemáticas que tem trazido novas perspectivas aos fundamentos da matemática e da lógica.

Um fato muito importante da aplicação da matemática no século XX foi a utilização de áreas da matemática como a estatística e a probabilidade, que possibilitaram o desenvolvimento de poderosas análises estratégicas no campo da economia, política e até mesmo na guerra.

Segundo o professor Jaime Carvalho e Silva da universidade da Universidade de Coimbra:
''Os vencedores da II Guerra Mundial devem grande parte da vitória aos Matemáticos que nos bastidores decifraram os códigos secretos usados pelos alemães".

Em declarações à Agência Lusa, sustentou ainda que "o mistério da máquina alemã Enigma foi decifrado por Matemáticos polacos e ingleses".

"Ao contrário do que a História regista, o primeiro computador não foi americano mas inglês, denominado 'A Bomba', que ajudou a reduzir as milhões de combinações que os códigos possuíam", precisou.

Segundo Carvalho e Silva, "foi na posse dos códigos que foi possível começar a afundar os submarinos alemães na Batalha do Atlântico e a partir daí os EUA puderam então abastecer com maior segurança os países europeus, mudando assim a sorte da guerra".

Jaime Carvalho e Silva preconiza "um Ensino da Matemática baseado na sua importância e a sua aplicação aos mais diversos níveis, em resumo em todas as profissões".
"Quando os alunos não percebem as extensões das aplicações da Matemática ignoram que mesmo com elevadas formações em outras áreas falham porque não possuem bases da Matemática", sublinhou.

4 comentários:

  1. A matemática vem crescendo em uma progressão geométrica, porém suas aplicações como mostrou sua postagem, está interlaçada com o capitalismo, selvagem que se fortalece a cada um novo conflito, como já dizia Renato Russo para que exportar comida se as armas dão mais lucros na exporetação. Este avanço contínuo da matemática deveria ser explorada em pro do bem esta social e não para contribuir em guerras.

    ResponderExcluir
  2. A ultilização da matematica é indispensave no dia-a-dia e é usada por todas as areas do conhecimento,como mostrou sua postagem, tanto no desenvolvimento do mundo,como na maneira de acabar com ele,ou seja na guerra.

    ResponderExcluir
  3. Bom, creio eu que realmente os matemátecos contribuiram para essa vitória, pelo fato de dominarem uma ciência que facilita muitas coisas no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto não existe limites para a maremática, até na guerra ela está envolvida. Nunca imaginei que a matemática estaria por traz da vitória da II Guerra.

    ResponderExcluir